Experiências dos capuchinhos no cuidado do meio ambiente

Experiências dos capuchinhos no cuidado do meio ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, os capuchinhos de diversas realidades do território brasileiro partilharam suas experiências de cuidado com o meio ambiente. O encontro on-line foi promovido pela Comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) dos capuchinhos do Brasil.

Inicialmente, Frei Aldir Crócoli, capuchinho gaúcho que está há anos como missionário no Haiti, partilhou o projeto que tem arduamente trabalhado para implementar, de reciclagem/emprego/fabrico de telhas. Este projeto visa dar emprego e renda a mais de uma centena de haitianos, no recolhimento de materiais recicláveis (no Haiti, montanhas desses materiais estão à vista nos córregos), com a transformação desses materiais em telhas, que supririam, ao mesmo tempo, a necessidade de telhas mais residentes para as casas (o que não há no país). O projeto tem um caráter ecológico, social (empregos) e transformador (com a limpeza de córregos e melhora de condições de habitação com as telhas resistentes), gerando uma nova mentalidade de inclusão e de cuidado com a vida em todas as dimensões.

A seguir, Frei Edmilson de Jesus, de Goiás, partilhou sobre o cultivo e repasse de sementes crioulas pelos frades à população, bem como a troca de sementes e a implementação de uma produção mais agroecológica (sem agrotóxicos). E seu confrade, Frei Klenner Antonio, do Mato Grosso do Sul, partilhou o cuidado das várias comunidades indígenas, que ele acompanha, com o meio ambiente.

Frei Marco Antônio, do Paraná, abordou sobre a horta beneficente (em Ponta Grossa), conduzida pelos capuchinos, que há anos abastece gratuitamente, com alimentos saudáveis, a diversas entidades na cidade. Ainda do Rio Grande do Sul, Frei Wilson Zanatta partilhou sua experiência de cerca de 26 anos de trabalhos e presença em meio aos assentamentos, junto aos movimentos sociais e ambientais (como MPA e MST), com a agroecológica, reflorestamento (mais de 1,5 milhão de árvores), resgate de fontes de água/construção de cisternas, com sementes nativas, educação ambiental... E Frei Dimitri Correa, do Amazonas e Roraima, partilhou o cuidado a partir da separação de resíduos em vista de reciclá-los, o que vem se dando em casas de formação dos capuchinhos.

Autor:
Frei Marcelo Toyansk
No items found.
Comente

Heading

Heading

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

No items found.