Laudato Si’ na Avenida Paulista: Capuchinhos pelo Cuidado da Casa Comum

Laudato Si’ na Avenida Paulista: Capuchinhos pelo Cuidado da Casa Comum

“És eternamente responsável pelo lixo que produz”, com esse paralelo à frase do Pequeno Príncipe, no banner na atividade na avenida Paulista, fomos interpelados à responsabilidade de que somos acostumados a tratar o ambiente em que vivemos e a criação somente para “usar e jogar fora”, para explorar e sem nenhum cuidado. Basta, nos diz a vida na Terra! Acompanhamos diariamente a devastações ambientais imensas e praticamente sem reversão, ao mesmo tempo que a fome cresce e a vida humana de milhões é espezinhada por guerras, migrações forçadas e aumento da marginalização.

Esse belo mundo que o Criador nos oferece de “presente” tem sido tão maltratado pela ganância de alguns e pela indiferença de muitos. Isso não é cristão! Diante disso, o Papa Francisco, atento a esse apelo da vida, publica em 24 de maio de 2015, a carta Encíclica Laudato Si’, pelo cuidado da Casa Comum, no intuito de revermos o nosso estilo de vida, as nossas práticas coletivas e fortalecer o nosso engajamento pela mudança de rumo que tomam as sociedades neste Planeta. A cada ano, na data desta publicação, celebramos a Semana Laudato Si’, como forma de conscientização e de ampliarmos as ações de cuidado efetivo com o mundo em que vivemos.

Neste intuito, neste ano, a vida religiosa consagrada se encontrou na avenida Paulista, centro da capital paulista, no 21 de maio, às 10h, em um momento de conscientização, em vista de fazer eco do “grito dos pobres e da natureza”, iniciando a Semana Laudato Si’. Foi organizado pela equipe JPIC e Rede Um Grito pela Vida, ambos serviços da Conferência dos Religiosos Regional São Paulo. A JPIC e a Comunicação dos Capuchinhos de São Paulo estiverem à frente na construção desse Ato, que alternava cantos, que ecoavam a “ecologia integral”, com breves mensagens dos presentes, cerca de 50 religiosos e outras representações, como a Rede Rua, a Pastoral da Juventude e a Comissão Brasileira Justiça e Paz. Os presentes também dialogavam com os passantes na avenida sobre a proposta da Carta do Papa, distribuindo fitinhas com os dizeres “reduza – reuse – repense” e a difusão de um QR Code para acessar diversos materiais digitais a respeito da Encíclica Laudato Si’ e a ecologia integral, disponível neste link: http://www.capuchinhos.org.br/blog/ato-na-paulista-em-comemoracao-a-laudato-si

Autor:
Frei Marcelo Toyansk, OFMCap
No items found.
Comente