.avif)

Festa de Nossa Senhora do Carmo reúne fiéis na Igreja do Carmo, casa mãe da Província Capuchinha do Maranhão
Em clima de fé e profunda devoção mariana, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no centro histórico de São Luís (MA), acolheu no dia 16 de julho a solene Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da Província dos Capuchinhos do Maranhão, Pará, Amapá e Cuba. A celebração, marcada pela participação fervorosa dos fiéis, religiosos e religiosas, reforçou os laços de espiritualidade e missão sob a proteção da Mãe do Carmelo.
Desde 1893, a Igreja do Carmo é sede da Missão dos Capuchinhos no Maranhão e atualmente é reconhecida como a casa mãe da Província Nossa Senhora do Carmo, que leva o nome da padroeira com orgulho e gratidão. Este espaço sagrado foi, mais uma vez, o centro das celebrações que envolveram novena preparatória, confissões, recitação do terço, momentos de adoração e a Santa Missa Solene com renovação da consagração dos fiéis à Virgem Maria.
Durante todo o dia, cinco Missas foram celebradas. A Missa solene da Festa foi presidida pelo Frei José Nilton Leandro, Ministro Provincial. Ao final da Celebração, aconteceu a coroação da imagem de Nossa Senhora do Carmo, que depois da Missa, foi levada em procissão, cujo cortejo percorreu algumas ruas do centro histórico da capital maranhense. Tanto na celebração da Missa como na procissão, diversos sacerdotes e os frades pós-noviços estiveram presentes, acompanhados da massa de fiéis que, apesar da chuva e do calor, não deixaram de honrar a Virgem Mãe de Deus. Uma das tradições mais expressivas deste dia é o uso do Escapulário, que é mais do que um sinal externo de devoção: é um chamado à fidelidade, à vida de oração e ao seguimento de Cristo com o coração livre, ao estilo de Maria.
A festa também contou com expressões populares de fé e momentos de confraternização que deram um tom fraterno e acolhedor à celebração. Como em toda a tradição carmelita e capuchinha, a dimensão social esteve presente por meio de gestos concretos de solidariedade. A renda dos festejos será destinada aos projetos sociais da Obra da Casa do Pão de Santo Antônio.
Ao final da celebração, os fiéis receberam a bênção com o escapulário e foram enviados com a missão de viver e testemunhar o Evangelho sob a inspiração de Nossa Senhora do Carmo.