Frei Messias Franco comemora 70 anos de Vida Religiosa

Frei Messias Franco comemora 70 anos de Vida Religiosa

No domingo onde a Igreja celebrou a Assunção de Nossa Senhora e (no mês vocacional) as vocações religiosas, um frade capuchinho de 94 anos de idade celebrou 70 anos de consagração. Frei Messias Franco se reuniu na igreja dos frades de Piracicaba (Paróquia Sagrado Coração de Jesus) para comemorar estas sete décadas de oração, silêncio e serviço - como descreveu o pároco Frei Adalto Antônio. Outros frades e familiares acompanharam emocionados a missa.

Não desistiu da vida capuchinha

Ainda jovem, acompanhado de seu pai, bateu às portas do Seminário São Fidélis, ali em Piracicaba, e pediu ao frei porteiro uma oportunidade para ser frei. "O irmão porteiro disse: se quiser realmente ser frei, volte daqui há um ano. Retornou para sua casa e, ao passar os 365 dias, retornou ao Seminário apresentando o mesmo pedido", contou Frei Arcanjo Soares, Ministro Provincial, que presidiu a celebração.

Inicialmente, contou Frei Arcanjo, Frei Messias foi irmão porteiro, cozinheiro e, depois de 20 anos, enfrentou os estudos de filosofia e teologia, abraçando a vida sacerdotal.

"Até aqui Frei Messias é o jardineiro do convento, mas transcende neste trabalho, pois com o seu ofício de mestre, confessor e orientador espiritual, cultiva beleza no jardim de muitos corações e cura muitas almas no sacramento que ministra com muito zelo", disse Frei Arcanjo.

Após a homilia, segurando as mãos de seu Provincial, Frei Messias prometeu viver em obediência, castidade e sem nada de próprio até o final de sua vida.

Devido às restrições em virtude da pandemia não ocorreu nenhuma confraternização após a missa que não deixou passar em branco este marco, referência para tantos jovens que desejam seguir os mesmos caminhos que Frei Messias procurou há 70 anos.


Autor:
Paulo Henrique da Silva, Assessoria de Comunicação dos Frades Capuchinhos em SP
No items found.
Comente