Ministro Provincial visita Oriximiná-PA

Ministro Provincial visita Oriximiná-PA

Entre os dias 24 e 28 de março de2022, o Ministro Provincial Frei José Nilton Leandro realiza a visita a Fraternidade de Santo Antonio de Pádua em Oriximiná, extremo oeste do Pará. O Provincial veio acompanhado do secretário frei Joacy e de Frei José Carlos Pestana. Na ocasião, os frades visitantes puderam conhecer um pouco da realidade pastoral da paróquia e os desafios enfrentados pelos frades desta comunidade religiosa no que diz respeito ao atendimento das 118 comunidades (na cidade, zona rural e ribeirinhas)que compõem a Paróquia de Santo Antônio. No dia 26 de março, na Santa Missa presidida pelo Bispo de Óbidos Dom Bernardo Ballmann, foi dada a posse de pároco a Frei João de Araújo Santiago e a de vigário paroquial a Frei Vando Oliveira, que juntamente com frei Basilio (guardião), frei Maicon e frei Jamilson, conduzirão esta porção do Povo de Deus presente no baixo amazonas, testemunhando o carisma franciscano-capuchinho e difundindo a palavra de Deus e a fé católica entre os filhos desta terra.

 

Um pouco da História de Oriximiná e da Paróquia de Santo Antônio

  

A paróquia de Santo Antonio de Pádua teve seus inicios por volta de 1836, quando o Padre José Nicolino de Souza, então vigário de Óbidos, promoveu o desmembramento da então Freguesia de Uruá-Tapera, e realizou três expedições no Alto Trombetas e ao Erepecuru, a fim de contactar os índios nos campos gerais e os “mocambeiros” (Quilombolas acimadas cachoeiras destes rios).

A paróquia de Santo Antônio de Oriximiná foi fundada em 11 de novembro de 1886, por meio do decreto do então presidente da Província do Pará e Desembargador do Maranhão, Joaquim da Costa Barradas. No decreto consta que Oriximiná fora elevada a categoria de Vila e de Paróquia “Sem padre residente”, pois as visitas eram realizadas esporadicamente pelo vigário de Óbidos, que ao mesmo tempo seria o Vigário de Oriximiná.

Somente em 1907 chegam os frades franciscanos, quando começaram a atender as paróquias de Óbidos, Terra Santa e Faro, de modo que as visitas à Oriximiná começaram a serem mais frequentes e organizadas.

Nos anos 1922 e 1923, a Igreja matriz foi edificada por Frei Rogério. Em 1938, frei Floriano organiza as várias pastorais e movimentos (Apostolado da Oração, Filhas de Maria, Cruzada eucarística, etc), incentivando o interesse religioso da juventude.

Em 1952 os frades iniciaram a construção da atual residência paroquial, e aplicaram algumas melhorias na Igreja Matriz.

A partir de 1958, a paróquia de Oriximiná conta com a ajuda das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, que assumiram a parte educativa da infância do lugar. Elas organizam um ginásio estudantil e uma pequena oficina de artes e ofícios. Em 1993 as irmãs deixaram a Paróquia gerando enorme saudade e nostalgia nos paroquianos oriximinaenses.

Em 1980 os Frades Menores Franciscanos dão lugar aos Missionários do Verbo Divino (Verbitas), que assumem a Paróquia na Páscoa de 1980. Os verbitas procuraram dar espaço as lideranças leigas, as comunidades eclesiais de base e a formação de lideranças nas comunidades ribeirinhas.

No ano de 1995 a Igreja Matriz passou por mais uma reforma, ficando com a atual configuração. No mesmo ano, os paroquianos festejaram a ordenação do primeiro padre filho da terra, o Pe. José Alves Cardoso.

Um dos momentos mais fortes da caminhada pastoral de Oriximiná é seguramente o Círio fluvial de Santo Antônio, a maior manifestação de fé do povo de Oriximiná. Com o passar dos anos a festa de Santo Antônio foi ganhando maior dimensão, até tornar-se um dos eventos religiosos mais populares da região do Baixo Amazonas. Nos dias atuais, além da admirável demonstração de religiosidade, o Círio de Santo Antônio é uma referência turística, difundida fora das fronteiras do Estado como um espetáculo de rara beleza. Um dos pontos marcantes da procissão fluvial é a visão policrômica do Rio Trombetas, proporcionada pelo desfile singular de milhares de barquinhas iluminadas que marcam o trajeto das embarcações com lampejos de luz que parecem esparramados sobre as águas, seguindo rio abaixo ,arrastadas pelo movimento indolente da correnteza.

No ano de 2017, o Bispo de Óbidos, Dom Bernardo Ballmann envia o convite aos capuchinhos da Província do Maranhão, Pará e Amapá, para que seja assumida uma paróquia em sua diocese. No capítulo provincial de dezembro daquele ano, a resposta foi afirmativa, e o então Ministro Provincial frei Silvio de Almeida, ficou encarregado de organizar o primeiro contigente missionário a ir para aquelas terras. Em julho de 2019, o então vigário Provincial frei José Nilton Leandro realiza a visita “in loco” para os encaminhamentos da chegada dos Capuchinhos em Oriximiná. No seu relatório apresentado ao Conselho da Província, ilustrou a situação pastoral, econômica e social da paróquia. no dia 8 de fevereiro de 2020, chegam em Oriximiná os primeiros frades: Fabiano Targino, Paulo Araújo, Jamilson Dias e Wendel Michael, designados para compor a nova Fraternidade de Santo Antônio de Oriximiná. Eles vieram acompanhados do Ministro Provincial Frei Silvio de Almeida, e o Secretário Provincial Frei Pablo Portilho. De Santarém partiram para a antiga Uruá Tapera, quando entraram no Rio Trombetas e descortinou a cidade de Oriximiná, uma multidão esperava no porto da cidade a chegada dos frades, uma bela recepção do povo que os conduziu até a Igreja Matriz. Padre Sabá que naocasião representava Dom Bernardo os dirigiu belas palavras de boas vindas. Anoite teve a missa de acolhidas dos frades, presidida pelo Padre Sabá.

Os dias seguintes foram de reunião com os verbitas que iam apresentando a paróquia, reunião com os funcionários, com a equipe de transição e com o conselho da comunidade. A paróquia Santo Antônio de Oriximiná é composta por 118 comunidades, sendo 18 na cidade e 100 no interior e 60 por cento destas são ribeirinhas. No dia 29 de fevereiro, frei Fabiano Targino foi empossado como pároco da paróquia de Santo Antônio. Dom Bernardo, bispo de Óbidos, se fez presente para presidir a belíssima cerimônia que contou com uma multidão de fiéis advinda de todas as comunidades da paróquia.

No ano de 2021 os freis Paulo e Wendeo são transferidos e chegam os freis Basílio e Maicon Pontarole. No ano de2022 frei Fabiano foi transferido para São Luís, e a paróquia recebe o seu segundo pároco Frei João de Araújo Santiago e o vigário frei Vando Oliveira.

Desejamos aos nossos freis um abençoado trabalho nessa região do Baixo Amazonas e que Santo Antônio os ajude ser uma manifestação do carisma franciscano-capuchinho nestas terras.

 

 

 

Autor:
No items found.
Comente