Piracanjuba (GO) acolhe a nova fraternidade Capuchinha

Piracanjuba (GO) acolhe a nova fraternidade Capuchinha

Dentro do processo de renovação das Fraternidades Capuchinhas no Brasil Central (GO, MS, TO e DF), a Paróquia Nossa Senhora da Abadia em Piracanjuba (GO) acolheu no dia 11 de novembro o seu novo pároco, frei Júnio César Roza, OFMCap. A celebração de posse foi presidida por Dom José Aparecido, Bispo Diocesano de Itumbiara.

Também estiveram presentes na celebração frei Moacir Casagrande, Ministro Provincial, frei Jussié José da Silva, Conselheiro Provincial, frei Francisco Arielson, que vai exercer o ministério de Vigário Paroquial na mesma Paróquia, e diversos outros frades vindos de outras fraternidades da Província.

Segundo o Código de Direito Canônico:

O pároco é o pastor próprio da paróquia que lhe foi confiada, e presta a cura pastoral à comunidade que lhe foi entregue, sob a autoridade do Bispo diocesano, do qual foi chamado a partilhar o ministério de Cristo, para que, em favor da mesma comunidade, desempenhe o múnus de ensinar, santificar e governar, com a cooperação ainda de outros presbíteros ou diáconos e com a ajuda de fiéis leigos, nos termos do direito. (Cân. 519)

Por isso, a celebração de posse de um pároco geralmente é presidida pelo Bispo Diocesano que confere ao empossado algumas prerrogativas pastorais e administrativas. No caso dos Frades Capuchinhos, o ministério pastoral é assumido e vivido pela fraternidade, por isso, é uma celebração que conta com a presença dos demais irmãos.

Assumamos os serviços e os ministérios na medida em que correspondem à vida de nossa fraternidade ou sejam exigidos pelas necessidades da Igreja e da sociedade. (Constituições 81, 2)

Entre os destaques feitos por Dom José Aparecido para esta celebração está a responsabilidade do Pároco de ser um direto colaborador do Bispo, como pastor. Outro destaque feito é de que "além da dedicação no ministério da palavra, que ele deixe o perfume da espiritualidade franciscana nesta comunidade", ressaltou Dom José Aparecido.

Biografia

Frei Júnio Cesar Roza nasceu em Araçatuba (SP), fez sua Profissão Temporária no dia 05 de dezembro de 1999 na Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Paróquia Santo Antônio) em Nova Fátima, distrito de Hidrolândia (GO) e a Profissão Perpétua no dia 16 de julho de 2006 na Comunidade São Francisco de Assis em Quebra Coco, distrito de Sidrolândia (MS). Sua Ordenação Diaconal no dia 06 de abril de 2008 na Paróquia Santo Antônio em Goiânia (GO) e a Ordenação Presbiteral no dia 21 de dezembro de 2008 na Paróquia Nossa Senhora da Abadia em Sidrolândia (MS). Recentemente frei Júnio estava exercendo o ministério de Vigário Paroquial na Paróquia São Sebastião de Anápolis.

Frei Francisco Arielson dos Santos Oliveira nasceu em Rondon do Pará (PA). Ingressou no Postulado no dia 29 de fevereiro de 2007, na Vila Nogueira em Campo Grande (MS). e no Noviciado dia 04 de outubro de 2008 em Nova Fátima, distrito de Hidrolândia (GO). Fez sua Profissão Temporária no dia 04 de outubro de 2009 na mesma Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Paróquia Santo Antônio) em Nova Fátima e a Profissão Perpétua foi realizada em dia 04 de junho de 2016 na Comunidade Santo Antônio (Paróquia Divino Pai Eterno) em Aparecida de Goiânia (GO). Foi ordenado Diácono no dia 08 de dezembro de 2018 na Paróquia Santo Antônio das Grimpas em Hidrolândia (GO), por Dom Moacir Silva Arantes e Presbítero no dia 23 de setembro de 2022, na Paróquia São Sebastião de Anápolis (GO), por Dom Dilmo Franco. Frei Francisco Arielson também estava em Anápolis, no ministério de Vigário Paroquial.

Autor:
Departamento de Comunicação GO, MS, TO e DF
No items found.
Comente