Quarto Domingo do tempo comum - Ano A - 05/02/2023

Quarto Domingo do tempo comum - Ano A - 05/02/2023

QUARTO DOMINGO DO TEMPOCOMU M – 29/01/2023

Bem-aventurados os pobres!

ACOLHIDA

Animador: Queridos irmãos e irmãs, sejam bem-vindos à montanha das bem-aventuranças. Jesus nos convocou à conversão, pois o seu Reino está próximo. Hoje, no início do Sermão da Montanha, o “Manual do discípulo”, ele nos revela explicitamente os segredos da felicidade, da santidade, da salvação, e as condições para nos tornar participantes do seu Reino. Iniciemos nossa celebração cantando.

 

ATO PENITENCIAL

Presidente: “Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”. Coloquemo-nos nas mãos misericordiosas e no coração compassivo de Deus, suplicando com humildade e confiança seu perdão.

-Pelo orgulho, prepotência e autossuficiência, que nos impedem de viver a pobreza em espírito, Senhor, tende piedade de nós.

-Pela indiferença, prejulgamentos e soberba, que nos impedem de sermos misericordiosos, Cristo, tende piedade de nós.

-Pela ganância, egoísmo, individualismo, que nos impedem de lutar em favor da justiça, da partilha em favor dos pobres e oprimidos, Senhor, tende piedade denós.

 

GLÓRIA

Animador: Por tantos que vivem com alegria e fidelidade as bem-aventuranças, trilhando o caminho da santidade, glorifiquemos a Trindade Santa, cantando.

 

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: Sf 2,3;3,12-13

Salmo Responsorial: Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Ceus.

Segunda Leitura: 1Cor1,26-31

Evangelho: Mt 5,1-12a

 

REFLEXÃO  

-Neste domingo somos convidados a refletir sobre a felicidade. Mas, o que é afelicidade? Como Deus a vê e como nós a vemos? Para muitos, felicidade é ter muito dinheiro, poder, beleza, status, sabedoria humana. Já para Jesus, felicidade consiste em ser pobre, despojado, solidário, ciente de que a felicidade é fruto da intensidade do amor que temos pelos outros, principalmente pelos mais carentes e sofridos. Felicidade é deixar-se guiar pelas coisas de Deus. Assim sendo, a bem-aventurança é sinônimo de felicidade. A liturgia de hoje nos indica o caminho para ser feliz.

-Todos fomos criados para sermos felizes. Por não entendermos o que realimente é a felicidade, a busca desenfreada por ela faz com que o ser humano provoque a infelicidade de outros. Tudo isso, porque a sociedade coloca como caminho da felicidade o ter, o poder e seus derivados. Para alcançar estes objetivos, provoca-se muito sofrimento e dor, oprimindo, subjugando e até matando pessoas.

-Deus nos mostra que a felicidade consiste na prática da justiça. Não é possível ser feliz quando muitos são infelizes, ainda mais quando esta suposta felicidade foi obtida à custo da infelicidade de outros. O reino de Deus só será possível quando todos forem felizes e não apenas alguns. Para isso é preciso inverter a ordem das coisas, resgatando a dignidade dos pobres e libertando-os de toda forma de opressão que provoca aflição, desigualdade, insensibilidade e todas as situações que degradam a vida.

-Felizes são os pobres em espírito, os que reconhecem sua pequenez diante da grandeza, da misericórdia sem medidas, do amor incondicional de Deus, e nele depositam toda sua esperança. Pobre em espírito é o contrário do orgulhoso, do prepotente, do autossuficiente, do egoísta que põe toda sua confiança em simesmo e nas coisas materiais. São felizes os aflitos, que choram por causa da dor, da perda de alguém, que choram de indignação diante das injustiças, choram de alegria e saudades. São felizes por que buscam sua consolação em Deus. São felizes os mansos, os pacíficos, que não se deixam contaminar pela cultura da violência, das armas letais, da morte, da perversidade dos que se fazem donos do mundo a qualquer preço. São felizes os que tem sede e fome de justiça, pois não se acovardam, nem ficam insensíveis e passivos diante das injustiças, mas movidos pela fé e pela vocação profética lutam por um outro mundo possível. São felizes os misericordiosos, que sabem colocar-se na pele dos que sofrem, sabem sentir no próprio coração a dor, a miséria dos pobres. São felizes os que constroem a paz, estes conhecerão a Deus e receberão como herança o maior tesouro: o Reino de Deus.

-Ser cristão é aprender a “viver bem” seguindo o caminho aberto por Jesus. As bem-aventuranças são o núcleo mais significativo e “escandaloso desse caminho. Caminha-se para a felicidade com coração simples e transparente, com fome e sede de justiça, trabalhando pela paz com entranhas de misericórdia, suportando o peso do caminho com mansidão. Este caminho traçado nas bem-aventuranças leva a conhecer já nesta terra a felicidade vivida e experimentada pelo próprio Deus. Mas é bom lembrar que só seremos capazes de viver verdadeiramente as bem-aventuranças anunciadas por Jesus, quando cultivarmos com paixão a bem-aventurança atribuída a Maria por sua prima Isabel: “Bem-aventurada aquela que acreditou”.

 

PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: Deus ouve a atende os que a ele recorrem com fé e confiança. Após cada prece, rezemos: Conduzi-nos, Senhor, no caminho da felicidade.

1 – “Bem-aventurados os pobres em espírito”. Para que cultivemos a humildade, reconhecendo-nos necessitados da graça de Deus e da ajuda dos outros, rezemos...

2 – Felizes os puros de coração. Para que não nos deixemos contaminar pela maldade e perversão deste mundo, rezemos...

3 – Felizes os que tem sede e fome dejustiça. Para que movidos pela fé e pelo fervor profético, lutemos por um outro mundo possível, rezemos

4 – Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia. Para que movidos pela compaixão saibamos ir ao encontro dos que sofrem e são excluídos do banquete da vida, rezemos...

PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS

Animador: A felicidade só é possível onda há amor, partilha, vida digna para todos. Junto com o pão e vinho oferecemos os incontáveis gestos de gratuidade realizados em nossas comunidades.

 

COMUNHÃO

Animador: Felizes são os convidados e aceitam o convite do Senhor a participar de sua mesa, pois receberão dele o Pão da Vida.

Autor:
No items found.
Comente