SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA - 2022

SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA - 2022

SOLENIDADEDA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA – 21/08/2022

“A glória de Maria é a exaltação dos humildes”

ACOLHIDA

Animador: Acolhemos a todos com alegria e festa, para celebrar a solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao Céu. Maria é a “cheia de graça”, preservada da mancha do pecado e, por isso, o Pai quis glorificá-la associando-a à ressurreição de Jesus. Maria assunta ao céu aponta o verdadeiro caminho para toda a humanidade. No Mês Vocacional, celebramos a Vocação à Vida Religiosa. Os Religiosos e Religiosas, como Maria, entregam a sua vida ao serviço de Deus e do povo. Iniciemos nossa celebração, cantando.

 

ATOPENITENCIAL  

Presidente: Como Maria, o Senhor nos chamou e damos o nosso SIM, mas muitas vezes, não somos fiéis. Arrependidos e confiantes, peçamos perdão.

- Pelas vezes que somos acomodados e nos omitimos em servir nossos irmãos e irmãs. Senhor, tende piedade de nós!

- Pelas vezes que somos indiferentes diante do clamor de tantos excluídos do direito à dignidade e à vida, Cristo, tende piedade de nós!

- Pelas vezes que deixamo-nos contaminar pela cultura do ódio e deixamos de viver o amor e testemunhar a verdade que liberta e salva. Senhor, tende piedade de nós!

 

GLÓRIA

Animador: Demos glórias ao Senhor pelas maravilhas operadas em MARIA e em todos os religiosos e religiosas que se colocam à serviço dos necessitados e pobres, cantando.

 

LITURGIADA PALAVRA

Primeira Leitura: Ap 11,19a;12,1.3-6a.10ab

Salmo Responsorial: À vossa direita se encontra a rainha com veste esplendente de ouro de Ofir.

Segunda Leitura: 1Cor 15.20-27a

Evangelho: Lc 1,39-56

REFLEXÃO

- A solenidade da Assunção de Nossa Senhora é a celebração de sua Páscoa. É quando Maria termina o curso de sua vida na terra e é elevada, de corpo e alma, à glória celestial. As leituras de hoje falam de Maria como a nova Eva, isto é, a Mãe da nova humanidade, e a colocam como partícipe na história da salvação, concedendo-lhe um lugar de honra junto de Deus. Maria é associada à imagem da Igreja, na sua missão de gerar um mundo novo. Ela é apresentada como o “grande sinal” vindo do céu. É a arca da Aliança, o sacrário vivo, a portadora de Deus porque traz no seu ventre aquele que virá trazer a justiça, a vida e a paz.

- Por que Maria é comparada à imagem da Igreja? Porque, a exemplo de Maria, a Igreja gera na dor e nos desafios um mundo novo. Com ela, a Igreja também participa da vitória de Cristo, que vence o mal. O dragão está diante dela, pronto para devorar seu filho logo que nascer. O desafio missionário da Igreja e lutar contra os dragões que continuam a existir e a ameaçar as iniciativas de vida que são gestadas. Maria é aquela que está junto de Deus, por isso a força de Deus se manifesta nela, como ela mesma canta no evangelho. Um Deus que mostra a força de seu braço, elevando os humildes e derrubando os arrogantes, perversos e poderosos, os dragões. É o poder que vem de Cristo, o novo Adão, que trouxe a salvação ao gênero humano. Se Jesus é o “novo Adão”, ele faz de Maria a “nova Eva”, a bem-aventurada, bendita entre todas aas mulheres.

- A assunção de Maria iniciou, de certa maneira, no momento do seu sim a Deus, e foi um processo que culminou na sua Páscoa definitiva. Informada pelo anjo da gravidez de Isabel, Maria, vai apressadamente à sua casa. Isabel e Zacarias, representam todos os excluídos que carecem de solidariedade. A mensagem do anjo permitiu que Maria demonstrasse concretamente o que significa a frase dela: “Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1,38). Logo após a partida do anjo ela se levanta e começa a ser serva, começa a servir. Ela sai de casa e viaja 150 Km, que exigia, no mínimo, cinco dias de caminhada, para colocar-se a serviço de Isabel, uma senhora já deidade e, portanto, com uma gravidez de risco. Isabel já estava no sexto mês. Precisava mesmo de ajuda. Maria não teve dúvidas. Ela soube ler o apelo de Deus na mensagem do anjo.

- A ajuda ao próximo é algo urgente, que não pode esperar, porque a vida nem sempre espera. Nisso consiste a pressa de Maria. Ela nos ensina, com este gesto, que é preciso ir ao encontro dos necessitados urgentemente, com muita pressa, porque os pobres e excluídos não podem esperar, suas vidas correm risco. Entrar na casa de Zacarias significa entrar na vida dos pequenos e excluídos e fazer parte dela. É encarnar nas suas vidas, compadecer-se deles e ser solidário. Maria faz o que Jesus iria, posteriormente, fazer e ensinar. Maria era portadora de Deus, e esse Deus trazido no seu ventre entrou na vida de Isabel e provocou a sintonia, a identificação dessa visita divina. A visita de Maria não significou apenas uma visita entre primas, mas a visita de Deus, porque ela o levava em seu ventre. Por essa razão, Isabel recebeu o Espírito Santo. As duas mulheres souberam rezar e celebrar os fatos de suas vidas: “Bem-aventurada aquela que acreditou” - “A minha alma engrandece o Senhor”. Este cântico mostra como Maria vivia sua fé e como ela meditava a Palavra de Deus. O hino que Maria canta está todo permeado de frases tiradas dos salmos. Parece uma colcha de retalhos, feita com frases e palavras tiradas da Bíblia. Sinal de que Maria conhecia os textos de memória! De tanto rezar e meditar a Palavra de Deus, quando Maria se punha em oração usava as palavras do próprio Deus para elaborar suas orações. O cântico mostra também que Maria tinha consciência clara da situação social e política do povo daquela época. E revela este conhecimento na oração que ela reza. Ela conhecia as pretensões dos soberbos, a ganância dos ricos e a opressão dos poderosos sobre os pobres e os pequenos. Ela se faz porta-voz das esperanças do povo, expressa sua fé no cumprimento das promessas feitas por Deus ao seu povo ao longo da caminhada histórica. O cântico de Maria é uma oração de ação de graças por Deus ser fiel às promessas feitas aos antepassados. Deus é fiel aos pobres. Por isso os pobres, na voz de Maria, sabem ser agradecidos aos grandes feitos do Senhor.

- Maria é bem-aventurada porque acreditou. São bem-aventurados, todos os que, a exemplo de Maria, acreditam e confirmam seu sim a Deus. Diante dessa manifestação de reconhecimento, Maria exclama sua profecia, dizendo quanto sua alma cresceu em Deus e seu espírito se alegrou pela graça recebida. A graça de ter sido escolhida, percebida na sua humildade. Mostra, assim, que Deus olha para todos os pequenos e os engrandece. Um Deus que mostra a força de seu braço contra as injustiças; um Deus que dispersa os soberbos de coração; um Deus que derruba dos tronos os poderosos, perversos e maus, e eleva os humildes; um Deus que enche de bens os famintos e despede de mãos vazias os que se enriquecem à custa do empobrecimento e da miséria alheia; um Deus que socorre seus filhos e que se lembra de ser misericordioso; um Deus fiel às promessas feitas aos antepassados, enfim, um Deus de ontem, de hoje e de sempre.

 

PRECESDA COMUNIDADE

Presidente: Unindo-nos à Maria, em seu louvor ao Pai, proclamemos: O Senhor fez em mim maravilhas!

1 – Maria, Mãe de Cristo e da Igreja, por vossa Assunção ao Céu, sois a esperança da assunção dos que se inspiram vós. Por isso, louvamos o Senhor, proclamando.

2 – Maria, Mãe Celeste, acolhendo a proposta de Deus, com fé e total entrega, sois luz e força que nos animam a acolher sempre os apelos que vem do alto. Por isso, louvamos o Senhor, proclamando.

3 – Maria, Mãe carinhosa e bendita, por vossa vida de serviço, misericórdia e intercessão generosa, sois a Mãe dos pequenos, enfermos e angustiados. Por isso, louvamos o Senhor, proclamando.

4 – Maria, por vosso SIM, simples, confiante e incondicional ao projeto do Senhor, vos tornastes a Mãe e modelo dos Religiosos e Religiosas. Por isso, louvamos o Senhor, proclamando

 

OFERTÓRIO

Animador :O SIM de Maria significou total entrega da sua vida ao Senhor. O SIM dos Religiosos e Religiosas, igualmente, significam entrega total da sua vida ao Senhor, vivida na doação e no serviço. Todos estes gestos da VOCAÇÃO RELIGIOSA, como SERVIÇO e AMOR, ofertamos ao Senhor, junto ao pão e vinho, cantando.

 

COMUNHÃO

Animador: O mesmo Jesus, concebido por obra do Espírito Santo no ventre sagrado de Maria, nos é dado pelo Pai, como pão da vida para o mundo. Cantemos.

Autor:
No items found.
Comente