TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM 2022

TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM 2022

 

TERCEIRO DOMINGO DOTEMPO COMUM – 23/01/2022

Jesus anuncia a sua e a nossa missão.

 

ACOLHIDA

Animador: Queridos irmãos e irmãs, sejam bem-vindos! A liturgia de hoje nos relembra que, juntos, na unidade de todos os cristãos, formamos um só corpo, um só rebanho. Este é o Plano de Jesus: só comunidade! Acompanhemos a procissão de entrada, cantando.

 

ATO PENITENCIAL

Animador: Com humildade e confiança, peçamos perdão por todas as vezes que, como membros do Corpo de Cristo não vivemos e não promovemos a unidade, a concórdia e a solidariedade. Cantemos.

 

GLÓRIA

Animador: Alegremo-nos e damos glórias a Deus por todas as manifestações de vida que existe em nossas comunidades. Vida que comprova nossa decisão de seguir e construir o Plano de Deus. Cantemos.

 

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: Ne 8,2-4ª.5-6.8-10

Salmo Responsorial: Vossas palavras, Senhor, são espírito e vida!

Segunda Leitura:1Cor 12,12-30

Evangelho: Lc1,1-4.14-21

 

REFLEXÃO

- A liturgia deste domingo nos aponta para a importância vital da Palavra de Deus, de sua leitura, proclamação, explicação e acolhida no coração. Primeiramente, o sacerdote Esdras apresenta e proclama o Livro da Lei ao um povo sedento, que permaneceu longos anos no exílio, longe da Palavra libertadora e da constituição que proporciona vida e igualdade. Todos reunidos na praça, prostraram-se com o rosto por terra, reconhecendo a presença do próprio Deus na sua Palavra. Os levitas a explicavam e o povo emocionado chorava, pois entendiam a Palavra, que penetrava em suas entranhas, lhes tocava o coração, proporcionando em sua vida a verdadeira alegria. Muitas vezes, em nossa vida, catequese e liturgia, negligenciamos a proclamação e a explicação da Palavra, por isso, não toca o nosso coração e não nos conduz no caminho da conversão.

- Paulo, por sua vez, proclama Palavra e de uma forma muito pedagógica, utiliza-se debelas e simples comparações, para ressaltar a importância de vivê-la em comunidade. Paulo compara a comunidade como um corpo formado por muitos membros com funções diferentes, tendo Cristo como cabeça. Tornamo-nos membros do Corpo de Cristo pelo batismo e, consequentemente discípulos missionários seus. Deixando-nos mover pelo mesmo Espírito que levou Jesus a somente fazer o bem, e tendo em nós os mesmos sentimentos que havia n’Ele, tornamo-nos participantes e continuadores de sua missão, que Ele, proclamou na sinagoga de Nazaré: “O Espírito do Senhor está sobre mim e me consagrou para anunciar a Boa Nova aos pobres, para proclamar a libertação aos cativos, a recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos um ano da graça do Senhor”.

- Cabe à Igreja, à cada um de nós, configurar-nos, assemelhar-nos a Jesus Cristo, em seu ser, seu agir em favor dos marginalizados, descartados e excluídos do banquete da vida e da dignidade. Sermos uma Igreja que caminha juntos, em atitude de saída ao encontro dos últimos, de modo especial daqueles caídos à beira do caminho, nas periferias existenciais de uma humanidade sofredora e mendicante de amor, ternura, compaixão, de proximidade e de fraternidade, e cuidar das suas feridas, “aliviá-las com o óleo da consolação, a enfaixá-las com a misericórdia, tratá-las com a solidariedade e atenção devidas”. Somos chamados a ser uma Igreja pobre para os pobres, uma Igreja que busca assemelhar-se a Jesus em seu estilo de vida humilde, misericordioso e despojado, comprometido com a vida, a vida plena para todos.

PRECES DACOMUNIDADE

Presidente: A oração feita em comunidade está no Plano de Deus. Após cada prece, rezemos: Senhor, ouvi-nos e atendei-nos!

 

1.   Para que vossa Igreja, Senhor, viva a verdadeira unidade a exemplo da Trindade Santa, rezemos.

2.   Para que nossas comunidades, Senhor, busquem na vossa palavra, luz para a caminhada, rezemos.

3.   Para que nossos governantes, Senhor, realizem sua missão promovendo a ética e governem com justiça. Rezemos.

4.   Pelas nossas famílias, Senhor, sejam verdadeiras igrejas domésticas onde seus membros vivam o diálogo, o perdão e o amor estejam presentes diariamente, rezemos.

 

OFERTÓRIO

Animador: Juntamente com o pão e o vinho, trazemos nossos dons para colocá-los a serviço da comunidade, que representam amissão de cada um de nós, aceita livremente, para o bem de todos. Cantemos.

 

COMUNHÃO

Animador: Com a eucaristia renovamos nossa comunhão e o compromisso missionário de, cada vez mais, buscarmos a unidade nas nossas famílias, nas nossas comunidades paroquiais, de todo o Corpo de Cristo, nossa Igreja, e num espírito ecumênico, com todos os povos de boa vontade. Cantemos.

Autor:
Frei Carlos Raimundo Rockenbach
No items found.
Comente