VIGÉSIMO TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM 2022

VIGÉSIMO TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM 2022

VIGÉSIMO TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM – 04/09/2022

O Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes” (Js 1,9)

 

ACOLHIDA

Animador: Queridos irmãos e irmãs, sejam bem-vindos! Iniciando o mês da Bíblia, a liturgia de hoje, nos convida a abrir nosso coração à Palavra de Deus, e colocando-a em prática, possamos contribuir para que nossa “Casa Comum”, a “Mãe Terra” se torne cada vez mais “Terra de Deus e Terra de Irmãos”. Movidos pela mesma certeza de Josué, sucessor de Moisés na busca da Terra Prometida, de que “O Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes” (Js 1,9), que é o lema do mês da Bíblia desse ano, iniciemos nossa celebração, acolhendo a Bíblia Sagrada, luz de nossos passos, cantando.

 

ATO PENITENCIAL

Presidente: Jesus nos desafia a segui-lo, deixando de lado tudo o que não condiz com o seu projeto. Peçamos perdão por todas as vezes que não temos sabedoria suficiente para discernir e escolher o caminho correto. Cantemos.

 

GLÓRIA

Animador: Louvemos e exultemos a bondade do Senhor que está conosco, por onde quer que andemos. Com alegria e gratidão, cantemos.

 

LITURGIA DA PALAVRA

Primeira Leitura: Sb 9,13-18

Salmo Responsorial: Vós fostes, ó Senhor, um refúgio para nós.

Segunda Leitura: Fm 9b-10.12-17

Evangelho: Lc 14,25-33

 

REFLEXÃO

- No inicio do mês da Bíblia, o Evangelho nos traz o tema do central do ser cristão: o seguimento de Jesus. Ele nos apresenta os muitos desafios desse seguimento, mas o maior deles é a renúncia, não apenas das coisas materiais, mas da própria família, de si mesmo, dos seus projetos pessoais. Com isso, Jesus já nos mostra o quão difícil é segui-lo, o quão difícil é ser cristão. Ele faz esta advertência para termos consciência de que abraçar a sua proposta, assumir sua missão, ser verdadeiramente cristão não é brincadeira, não é algo banal, mas uma proposta desafiadora, revolucionária, transformadora, e somente os que conseguem fazer tais renúncias conseguem ser verdadeiros discípulos. Há, porém, uma diferença fundamental entre acompanhar e seguir. Seguir significa configurar-se com Ele, buscar assemelhar-se a Ele em seu ser, seu agir, seu estilo de vida, acompanhar é algo sem compromisso.

- Entre as grandes multidões que acompanhavam Jesus, havia infiltrados, interesseiros, fariseus, curiosos, doentes, discípulos e também os apóstolos. De todos estes que o seguiam, apenas aqueles que se dispunham a carregar a sua cruz é que tinham parte com ele. Segui-lo requer um amor incondicional. Este amor é a identidade do verdadeiro discípulo. Olhando a realidade de hoje, cabe-nos perguntar: será que todos os que se denominam cristãos, das diversas denominações religiosas cristãs e na própria Igreja católica, sabem de fato a quem estão seguindo? Será que conhecem verdadeiramente as propostas de Jesus Cristo? Será que estão dispostas a fazer renúncias radicais como as que são propostas pelo evangelho de hoje? Constata-se que é pequeno o número dos que conhecem verdadeiramente a Cristo e estão dispostos a ir com ele até as últimas consequências, dando a própria vida se preciso for.

- Há muitos que vão a Igreja, louvam a Deus, mas na hora do compromisso com os sofredores, de estender solidariamente a mão aos excluídos e descartados, na hora de ajudar o próximo ou de se posicionar contra as injustiças do mundo, contra este sistema perverso que mata, arranjam desculpas. Cultivam uma espiritualidade individualista, intimista, práticas devocionais, mas que nem sempre são expressão do verdadeiro seguimento de Jesus e da vivência do grande mandamento: “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

- Para ilustrar a seriedade do convite ao seguimento, Jesus nos conta as parábolas da construção da torre e da guerra. Para se construir uma casa ou fazer guerra, precisamos analisar e planejar para não ficar no meio do caminho. Da mesma forma, para seguir Jesus e combater este reino onde impera a escandalosa desigualdade social, a injustiça, a cultura do ódio e da intolerância, a fome, a miséria e a indiferença, e com Jesus, seguindo suas pegadas, edificar o Reino de Deus, também é preciso se envolver, se comprometer, planejar, organizar, sempre com os critérios do Evangelho e das orientações da Igreja, movidos pela força dafé, da perseverança e da certeza que Jesus está conosco nesta empreitada. Ele nunca abandona os que buscam segui-lo com fidelidade. Aquele que iniciou em vós esta obra excelente lhe dará o acabamento (Fl 1,6). Ele mesmo é quem cuida para que a obra seja perfeita, completa e bem acabada. Jesus diz claramente qual deve ser a disposição do nosso coração carregar sua cruz e segui-lo, a decisão de segui-lo e fazer parte do seu Reino é tomar a cruz de Cristo, não é promessa de prosperidade, riquezas, vida tranquila, mas é luta diária pelo Reino. Não apenas acompanhar os seus passos como curiosos ou fariseus, mas deixar tudo aquilo que nos prende a este mundo e nos distancia dele. Muitas vezes nós seguimos as tendências do momento, mesmo dentro da Igreja, por interesses pessoais ou por necessidade. Quando isto acontece somos como a parte daquela multidão que não entendeu ainda que Jesus é o centro. Neste mês da Bíblia somos convidados a buscar uma intimidade maior com Jesus através de sua Palavra e refletirmos quem somos nós nesta multidão que segue Jesus. Qual o lugar que ele ocupa em nossas vidas? Quem é o Senhor Jesus, eu, minha família, meu trabalho ou outros interesses? Jesus nos convida a segui-lo, qual a nossa resposta?

 

PRECES DA COMUNIDADE

Presidente: Diante das reflexões de hoje, nos unimos em oração. Após cada prece, rezemos: Conduza, Senhor, nossa mente e nosso coração!

1.    Nas leituras bíblicas deste mês, rezemos...

2.    Na missão de cada cristão, rezemos...

3.    Na vivência fiel do evangelho, rezemos...

4.    Nas relações do cotidiano, rezemos...

5.    Nas vivências fraternas e solidárias, rezemos...

6.    Na busca da justiça, da igualdade e da paz, rezemos...

 

OFERTÓRIO

Animador: Juntamente com o pão e o vinho ofertamos a nossa vida determinada a colocar em ação as palavras do evangelho.  Cantemos.

 

COMUNHÃO

Animador: Deus nos nutre e fortalece com o alimento da palavra e do pão. Inspirados na sua sabedoria, tenhamos discernimento em nossas escolhas. Cantemos.

Autor:
No items found.
Comente