Capuchinhos no Seminário Nacional “Encantar a Política”

Capuchinhos no Seminário Nacional “Encantar a Política”

Entre os dias 13 a 15 de maio, em Brasília/DF, aconteceu o Seminário Nacional Encantar a Política promovido por diversas organizações eclesiais (CNLB, Comissão Brasileira Justiça e Paz, CEFEP, NESP, Movimento Nacional de Fé e Política...). Este projeto vem promover uma análise da realidade política, tendo em vista o exercício da cidadania, que possibilita a melhor participação do povo nas escolhas e construção do país, o que vai além do período eleitoral deste ano. Incentiva a importância da participação nos processos democráticos em vista das transformações da realidade, buscando o encantamento pela política devido a sua importância para a sociedade, na garantia de vida digna para todos e todas.

O animador nacional da Comissão Justiça Paz e Integridade da Criação dos Capuchinhos do Brasil, frei Marcelo Toyansk, esteve presente e destaca: “É muito importante neste tempo difícil de polarização, de debate, desencontros e fake news, tão presentes, infelizmente, no país, retomar um pouco do que o Papa Francisco fala e os outros papas também recordam, a importância da política. Nós sabemos que, como fala o Papa Francisco, “ajudar uma pessoa com o alimento é importante, mas gerar emprego também é um gesto de caridade muito importante” ou mesmo “ajudar o idoso a atravessar um rio é caridade, mas construir uma ponte é um gesto grande de caridade também”, e está no campo da política. Então, a política visa o bem comum, o estrutural, assim, é de grande importância.

Estar no seminário “Encantar a Política” também é muito importante. Retomando uma frase do Papa Francisco, frei Marcelo enfatiza: “Hoje, o desânimo é uma das grandes formas de dominar as pessoas”. Nós vemos muitas notícias ruins, muitas vezes provocadas no campo da política, para que as pessoas achem cada vez mais que a política é um campo ruim, sujo e com isso se afastem dela. Quanto mais a gente se afasta, mais aquele pequeno grupo que explora e usa do campo político para interesses escusos vai usar dele. Então, é importante que não nos desanimemos, muito pelo contrário, é preciso ter cada vez mais esperança e coragem para assumir os espaços e a participação nessa construção de uma sociedade mais justa e fraterna, que é sinal do Reino de Deus e é pra todos e todas nós.

Estiveram presentes diversas organizações e entidades eclesiais, que publicarão na divulgação e conscientização da importância da política.

Acesse o vídeo https://youtu.be/zgNP8wfNBQU

Baixe a Cartilha aqui: https://www.cnbb.org.br/wp-content/uploads/2022/05/Cartilha-Encantar-a-Politica.pdf

Autor:
Frei Marcelo Toyansk, OFMCap
No items found.
Comente