Conselho Internacional de Formação está reunido em Roma

Conselho Internacional de Formação está reunido em Roma

Começou nesta segunda (14), em Roma, a reunião do Conselho Internacional de Formação. O encontro reúne os conselheiros de formação de cada Conferência da Ordem. O objetivo central é orientar e tratar sobre como será elaborada a chamada Ratio Formationis Localis.

No final de 2019 a Ratio Formationis Generalis foi oficialmente apresentada a toda Ordem. Com um texto essencialmente carismático, dividido em três capítulos e alguns anexos, a Ratio apresenta o essencial e comum em nossa vida franciscano-capuchinha. Diante da diversidade cultural que cada Conferência vive, a tarefa de elaborar uma Ratio Formationis Localis, busca adequar a RF a cada contexto no qual estamos presente.

Como na RF a RFL deverá ser um documento dialogado e comum para as circunscrições de toda a Conferência. As Schola Fratrum realizadas (2019 e 2022), além de todo esforço de cada secretariado das circunscrições, coloca o Brasil bem preparado para este novo e importante passo. Portanto, este momento é o de perceber quais normativas são essenciais e necessárias para que nosso carisma esteja sempre mais presente em nosso território.

Ao final desses seis dias de trabalho (14 a 19 de novembro) teremos novas luzes e já alguns princípios para nossa Ratio Formationis Localis (CCB). Então, a partir da RF e RFL, se orientará a adequação de todos os demais Projetos Formativos de cada Circunscrição.

Autor:
Frei Adriano Borges de Lima
No items found.
Comente