Em Joinville (SC) celebração marca o início do Noviciado

Em Joinville (SC) celebração marca o início do Noviciado

Neste dia 4 de janeiro, onze jovens foram admitidos ao Noviciado na Fraternidade São Francisco de Assis em Joinville (SC). São quatro formandos da Província do Brasil Central, dois da Custódia do Brasil Oeste, dois noviços da Província do Rio da Plata, um da Província do Paraná e Santa Catarina, um da Província de São Paulo e um da Custódia do Paraguai,

“O noviciado é um período de mais intensa iniciação e de experiência mais profunda da vida evangélica franciscano-capuchinha em suas exigências fundamentais; isso requer uma decisão livre e madura de provar nossa forma de vida religiosa.” (Constituições 31, 1)

Entre os gestos que marcam o início dessa etapa é a entrega e vestição do hábito nos formandos que ingressam no noviciado.

“Recordando-nos que São Francisco vestiu um hábito de penitência feito em forma de cruz, usemos também nós o hábito como um apelo à conversão, sinal de nossa consagração a Deus e de nossa pertença à Ordem. Com isso, expressemos nossa condição de frades menores, fazendo com que também as vestes que usamos sejam um testemunho de pobreza.” (Constituiçoçes 35, 3)

Estiveram presentes os provinciais e custódios das diversas circunscrições que compõem o Noviciado Interprovincial, entre eles, frei Moacir Casagrande, Provincial do Brasil Central (GO, MS, TO e DF). Também estiveram presentes, representando a Província, frei Daniel Soares e frei André Barros.

Estarão no Noviciado durante o ano de 2024, pela Província Nossa Senhora de Fátima do Brasil Central, os freis Douglas Xavier Carvalho, Francisco Rogério Souza dos Santos, Henry Viana Pacheco e Luiz Felippe Ribeiro Fernandes.

Frei Matheus Henrique de Oliveira Morais também se encontra no Noviciado como reingresso à Ordem e em preparação para a renovação de sua Profissão dos Conselhos Evangélicos.

Profissão Temporária

No próximo dia 7 de janeiro, frei Heberson Leandro, que estava no Noviciado vai renovar sua profissão religiosa. A Primeira Consagração ou Profissão Temporária marca o fim dessa etapa e o frade renova tal profissão até a Consagração Perpétua, fazendo uma opção definitiva pela vida capuchinha.

Fotos: frei Daniel Soares

Autor:
Departamento de Comunicação GO, MS, TO e DF
No items found.
Comente