Encontros de JPIC no Chile

Encontros de JPIC no Chile

Dos dias 29 de maio a 16 de junho, tivemos vários encontros organizados pela Comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação da Província junto aos Laicos Capuchinos e as fraternidades capuchinhas, no Chile.

Há dois anos, a Comissão JPIC da Província vem colaborando com os Laicos Capuchinos, por exemplo, com a formação sobre as Encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti, além de outros subsídios. Na verdade, a Comissão JPIC tem dialogado com os irmãos no Chile ainda quando frei Miguel Ángel era ministro provincial e participava das reuniões da JPIC dos Capuchinhos a nível de América Latina.

Nesses dias, no Chile, frei Marcelo Toyansk então conduziu as formações relacionadas à JPIC e temas correlatos, como Laudato Si’, mas também a partir de textos bíblicos. Na cidade de Linares, no primeiro final de semana de junho, durante o encontro de guardiães dos Laicos Capuchinos do Chile, frei Marcelo conduziu uma tarde formativa sobre o serviço e os valores de JPIC. Momento muito iluminador de aprofundamento, que se seguiu nas quatro fraternidades capuchinhas no Chile.

Em Pucón, houve um encontro à noite com a comunidade paroquial sobre a Laudato Si’ e no mosteiro das capuchinhas sobre o serviço e os valores de JPIC. A seguir, em Los Ángeles, foram diversos momentos formativos: com a comunidade paroquial, com cerca de 200 jovens do colégio católico San Gabriel Arcángel, na reunião com os laicos capuchinos, com os jovens da paróquia, com o grupo de pessoas idosas... Depois, em Hualpén, tivemos a visita ao refeitório dos pobres e a formação para a comunidade paroquial à noite.

E, em Santiago, também pudemos visitar algumas vezes o refeitório dos pobres (“comedor solidário”), tivemos um momento formativo com as irmãs capuchinhas, realizamos um encontro formativo com os participantes da comunidade e ajudamos a organizar o tríduo da festa de Santo Antônio, padroeiro do convento, a cada dia refletindo um aspecto da dimensão JPIC do carisma. E na festa de Santo Antônio, conduzimos a reflexão concluindo esses dias de aprofundamento. Em Santiago, pudemos nos reunir também com representantes da Comissão Justiça e Paz da Conferência Episcopal do Chile, em vista de conhecermos melhor esta dimensão no Chile e seus desafios.

Em todas as fraternidades, assim, houve muita acolhida, tivemos muita partilha, tivemos o reencontro com os frades brasileiros e pudemos conhecer um pouco melhor os irmãos capuchinhos do Chile, compreender melhor sobre a história da presença capuchinha e sobre a cultura do próprio povo chileno. Da parte das comunidades, houve uma recepção e interesse muito grandes pelos temas de JPIC e pelas formações. Foram dias muito enriquecedores, principalmente de aprofundamento dos vínculos fraternos e de compartilhar o carisma franciscano capuchinho.

Autor:
Frei Marcelo Toyansk S. Guimarães, OFMCap
No items found.
Comente