Inauguração das placas de energia solar fotovoltaicas

Inauguração das placas de energia solar fotovoltaicas

Os Capuchinhos do Paraná e Santa Catarina, inauguraram no dia 05 de junho de 2023 - Dia Mundial do Meio Ambiente - três estações de produção de energia elétrica por meio de placas solares fotovoltaicas.

As estações localizadas no Convento Santo Antônio de Pádua, em Almirante Tamandaré/PR; no Convento Bom Jesus, em Ponta Grossa/PR; e no Noviciado São Francisco de Assis, em Joinville/SC, produzirão energia para todas as casas da Província São Lourenço de Brindes, no Paraná e Santa Catarina.

Esta ação vem atender o clamor por mudança na maneira como estamos a construir o futuro da Nossa Casa Comum, o Planeta Terra, que está passando por profundas alterações climáticas e degradações no ambiente as quais ferem toda a criação divina, consequências reais da ação humana devido ao mau cuidado e abuso dos dons da natureza.

O Papa Francisco, atento aos sinais dos tempos, nos exorta por meio da Encíclica Laudato Sì, a realizarmos uma ação humana urgente e em conjunto na busca de um desenvolvimento sustentável e integral. O pontífice também nos anima a entender que apesar dos abusos e o uso irresponsável dos bens naturais do planeta, há também a esperança de que o ser humano, com sua inteligência, criatividade, sensibilidade, técnica e sob a inspiração do Espírito Santo, possa preservar e zelar por toda a criação, revertendo a degradação ambiental por meio de uma gestão sustentável.

Atentos a este desafio de uma gestão sustentável dos recursos e na busca da diminuição do impacto ambiental da vida humana, os freis Capuchinhos se colocam nesse ato de CONVERSÃO – a conversão dos investimentos de vossas finanças mensais para obtenção de energia elétrica de fonte limpa e renovável – ao invés de continuar a investir na energia elétrica fornecida pelas companhias, que em sua maioria, são produzidas em fontes hidrelétricas ou termoelétricas, que hoje se sabe, tanto modificam negativamente a saúde dos nossos rios, da fauna, da flora e tanto impactam nosso clima e promovem aquecimento global.

E como toda conversão não é nada rápida, mas feita dia após dia, começando a partir da abertura de coração ao diálogo, neste caso, ao diálogo sobre à crise ambiental e aos sofrimentos dos excluídos, que hoje, entre os pobres mais abandonados e maltratados, está a nossa Terra oprimida e devastada.

As mudanças existentes na sociedade e na natureza exigem uma abertura constante para a reflexão acerca de nossos costumes e do nosso consumismo. Neste sentido, a vida religiosa franciscano-capuchinha, com base no Evangelho e na missão do carisma, deve corresponder ao apelo da casa comum com uma gestão responsável dos dons da natureza, ao mesmo tempo evitando o que não condiz com o Evangelho.

Com a inauguração das placas de energia solar fotovoltaicas, os Freis Capuchinhos do Paraná e Santa Catarina, contribuem na diminuição do impacto ambiental e seguem fiéis ao Evangelho, ao apelo do Papa e ao carisma franciscano, na observância da convivência harmoniosa com toda a criação.

Que a exemplo de São Francisco de Assis, aquele que por excelência é o exemplo do cuidado autentico da criação e o padroeiro da ecologia integral, a humanidade caminhe na conversão dos costumes degradantes e, sob sua inspiração, caminhe rumo a uma gestão mais responsável e sustentável da obra do Criador.

Marco Aurélio de Lara

Comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação dos Capuchinhos PR e SC

Rivea Medri Borges

Secretaria de Economia, Administração e Serviço Fraterno

Autor:
Frei Marco Aurélio de Lara, OFMCap
No items found.
Comente