Relatos da Missão - janeiro de 2022

Relatos da Missão - janeiro de 2022

“Segundo o espírito de São Francisco, anunciemos a paz e a salvação não apenas com palavras, mas também as difundamos com iniciativas inspiradas pela caridade fraterna” (Constituições Capuchinhas 107, 1)

Eu e Irmã Joana (Franciscana Aparecida) estivemos como missão do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) na Aldeia Mãe Terra em Miranda (MS) para nos encontrarmos com o povo Kinikinau. Etnia que por mais de cem anos foi negada pelo governo brasileiro, instrumento que avaliamos como genocídio com esses e que nesse processo fez com que ficassem sem território. Assim, os Kinikinau vivem em terras de outros povos, seja entre os Terena seja entre os Kadiwéu, mas com a certeza de que a região do Agachi é seu território tradicional.

Nos dois dias que estivemos com eles pudemos conversar sobre a próxima assembleia do povo Kinikinau e sobre os diversos desafios que estão passando como a insegurança alimentar, a falta de seu território, o escoamento da sua cerâmica, a pandemia de Covid e Influenza.

Por prudência não nos reunimos com a comunidade para que a difusão dessas doenças respiratórias não aumentasse e nos comprometemos em logo voltar!

Nessa mesma oportunidade pudemos conversar com Sr. Daniel, Dona Enedina, Darleine e Antonio Carlos, que são do povo Terena, sobre questões do trabalho do GT – Povos Indígenas. Esse que é um grupo de religiosos, e agora alguns leigos, que trabalham junto às comunidades indígenas. Nessa oportunidade conversamos sobre os desafios dos Terena que são católicos e como poderíamos pensar nossa atuação tendo em vista o respeito pela cultura do povo Terena. Com isso, Antônio colaborará com nossas formações sobre a cultura desse nosso povo.

Já no dia 19 de janeiro o povo Terena celebra sua devoção a São Sebastião. Essa que faz parte da tradição do povo e é repleta de elementos próprios de sua cultura e do imaginário, cosmologia e espiritualidade Terena. Com isso, eu e Irmã Adriane (Irmãzinha da Imaculada Conceição) estivemos presente na Aldeia Buriti que há 98 anos celebra esse santo e recorda o sonho de um koixomineti de seu povo e a cura da Febre Amarela naquele tempo.

Veja o vídeo: Povo Terena celebra sua devoção a São Sebastião - Mato Grosso do Sul

Que São Sebastião nos proteja nesse ano que se inicia com os trabalhos junto aos povos indígenas no MS, especialmente, os Terena e Kinikinau, povos do pantanal.

Autor:
Frei Klenner Antonio da Silva, OFMCap
No items found.
Comente