Maranhão | Pará | Amapá

São Luís-MA - Convento do Carmo

A Igreja e o convento do Carmo foram construídos pelos religiosos carmelitas portugueses a partir de 1627. Com a saída do ultimo frade carmelita, o convento ficou entregue ao governo federal, servindo de Lyceo e sede das “Milícias da Província do Maranhão” (1837). No ano de 1893, os frades capuchinhos assumiram a direção do convento. Frei Carlos de S. Martino Olearo foi o primeiro a adentrar o convento, no dia 16 de agosto de 1893. Por um ano os frades cuidaram de organizar a igreja e o convento para as celebrações publicas, até que em dezembro de 1894 o convento foi finalmente reaberto para os atos de culto. No ano de 1911 o convento ficou definitivamente sob a responsabilidade dos capuchinhos, com a compra do mesmo em um leilão em Rio de Janeiro por frei Estevão de Sexto e Fr. Daniel de Samarate. no mesmo ano, foi inaugurado o majestoso altar marmóreo com a entronziação solene da imagem de Nossa Senhora do Carmo. Deste então, o Carmo se torna a "Caput et Mater" das Missões dos Capuchinhos no Maranhão. A Igreja do Carmo se caracteriza pelo ministério das confissões e das missões populares em toda a ilha de São Luís e o interior do estado. Desta Igreja, os frades também cuidam da assistência aos doentes, aos grêmios estudantis, grupos juvenis, círculos operários e outros. No período de 1960 a 1964 o convento passou por profundas reformas e construções. Nas décadas seguintes são consolidadas obras em favor da sociedade ludovicence como a “Casa do Pão”, a Policlínica “Nossa Senhora do Carmo” e os abrigos “São Tiago” e “Santo Antônio”. Em 1999, com a ereção da Província Nossa Senhora do Carmo, o Convento do Carmo se tornou a Cúria Provincial. No ano de 2007 foi inaugurado o Museu da Província Nossa Senhora do Carmo, que testemunha e salvaguarda a memória histórica dos Capuchinhos no Maranhão.

Vida de convento

InFormação
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
No items found.

Nossa vida e missão

Capuchinhos
Biblioteca

Conheça os Escritos de São Francisco, nossa regra de vida e outros documentos da nossa Ordem.

Saiba Mais
Social

Colaboramos na construção de uma sociedade que acredita na paz, no fim da pobreza, no desenvolvimento sustentável e na promoção da justiça social.

Saiba Mais
Conferência

Saiba como os Franciscanos Capuchinhos estão organizados no Brasil

Saiba Mais
Cúria Geral

Conheça a organização da nossa Ordem e todas as nossas atividades e missões espalhadas pelo mundo inteiro.

Saiba Mais

Vivendo segundo o evangelho

Carisma

A Espiritualidade

Os capuchinhos, desde as origens de sua Ordem, foram marcados por um particular apego à oração e ao cuidado dos pobres e enfermos. A Ordem cresceu rapidamente seja em dimensões, seja em popularidade, vista a sua tendência a imitar a vida de Jesus tal como descrita pelos Evangelhos.

Saiba Mais

Oração da Paz

Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz
Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver discórdia, que eu leve a união
Onde houver dúvida, que eu leve a fé
Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver tristeza, que eu leve alegria

Onde houver trevas, que eu leve a luz
Ó mestre, fazei que eu procure mais
Consolar que ser consolado
Compreender que ser compreendido
Amar que ser amado
Pois, é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive
Para a vida eterna

Liturgia das horas

Calendário litúrgico de nossos irmãos Capuchinhos criado a fim de incentivar a oração em memória dos bem-aventurados frades que nos precederam.

Atreva-se

Se você busca caminhar por uma vida mais simples e fraterna, conheça mais sobre a vida franciscana: um caminho desafiador de doação e entrega ao próximo.

Seja uma Clarissa CapuchinhaSeja um Capuchinho

JPIC

"Em São Francisco se nota que são inseparáveis a preocupação com a natureza, a justiça para com os pobres, o empenho na sociedade e a paz interior" (LS 10). A JPIC, para os capuchinhos, é um estilo de vida e missão. É parte do nosso DNA como franciscanos.

Saiba Mais

Mídias

#Conectados

Obras e Projetos

Sociais
Nenhum item publicado

Fale Conosco

Contato
São Luís-MA - Convento do Carmo
Maranhão | Pará | Amapá
Pin de mapa
Convento do Carmo - Frades Capuchinhos Praça João Lisboa, 350 - Centro CEP: 65010-310 / Cx Postal: 88 - São Luís – MA
@
(98) 3301-7758 / (98) 99221-5132 (whatsapp)
Obrigado! Seu e-mail foi recebido.
Ops! Algo deu errado.