Centro Cultural dos Capuchinhos de Minas Gerais

Os Franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais dispões de um espaço cultural no Convento Capuchinho da Pompeia em Belo Horizonte - MG. Esse espaço recebeu o nome de Centro Cultural dos Capuchinhos.

Centro Cultural dos Capuchinhos

- Museu (Em reforma)

- Biblioteca (Em reforma)

- Auditório (Em construção)

- Espaço para recreação (Sítio)

Os capuchinhos de Messina, Itália, chegaram a Minas Gerais em 1936, chamados pela Arquidiocese de Uberaba. Ao longo dos mais de oitenta anos de presença, os frades andaram por todas as regiões do estado e, em muitos lugares, a história da Província se misturou à história do povo, das paróquias, das cidades e das instituições sociais.

Um pouco dessa história se encontra preservada no Museu Provincial, em Belo Horizonte. No acervo, entre peças de preciosa raridade e de singela cotidianidade, podem ser encontrados paramentos litúrgicos, alfaias antigas, imagens sacras, relíquias, objetos pessoais dos personagens de destaque na história da Província.

O Museu Provincial não possui expediente permanente, mas é aberto à visitação. Os interessados em conhecer um pouco mais a história dos capuchinhos em Minas Gerais podem agendar sua visita preenchendo o formulário desse site ou entrando em contato conosco pelos meios informados no final dessa página.

A Biblioteca Provincial é um acervo de mais de 10.000 livros e periódicos relativos a franciscanismo, literatura, filosofia, teologia e ciências da religião mantido pelos Frades Capuchinhos. Agrupada no Convento dos Frades Capuchinhos, ela é um instrumento de estudos, pesquisas e leitura para os Frades e para qualquer usuário cadastrado junto à Biblioteca.

Em nossa Biblioteca temos uma área especial sobre Franciscanismo. Fazem parte dessa sessão os escritos de Francisco e Clara de Assis; livros de espiritualidade franciscana; história das Ordens fundadas por São Francisco; obras de historiadores sobre Francisco de Assis; artigos, revistas e publicações dos Franciscanos e Franciscanas do mundo inteiro.

Cadastro dos Usuários

Todos os usuários devem ser devidamente cadastrados. Para tal, devem apresentar, no ato do cadastramento: uma (01) fotografia 3×4; carteira de identidade (se menor de 18 anos, pai ou mãe deve se fazer presente para assinar o termo de responsabilidade); comprovante de residência e a taxa de R$ 3,00 (três reais) para a confecção da carteira de identificação.

Acesso à Biblioteca e aos livros

No recinto da Biblioteca deve ser mantido absoluto silêncio. Estudos em grupo devem ser realizados nos espaços destinados para esta finalidade, em horário marcado com a devida antecedência junto a Bibliotecária.

É permitido o livre acesso às estantes. Os livros retirados das estantes devem ser deixados sobre as mesas para isto reservadas; fica expressamente proibido ao usuário devolver os livros usados às estantes.

Empréstimo dos livros

Para ter direito a retirar publicações por empréstimo, o usuário externo deve estar devidamente cadastrado e na posse da carteira de identificação. O usuário externo poderá retirar, de cada vez, duas obras. Estão excluídas do empréstimo as obras de referência, isto é, dicionários, almanaques, periódicos que estão em exposição. O mesmo vale para os livros litúrgicos da sessão reservada e outros materiais que a Bibliotecária considerar que não devam ser emprestados.

Obras muito caras, muito ilustradas e de pouco texto ou de grandes dimensões só poderão ser consultadas no recinto da Biblioteca. O usuário não poderá, em caso algum, retirar publicações da Biblioteca sem antes registrar o empréstimo junto ao Bibliotecária.

Fiquem conectados conosco. Nos sigam nas redes sociais @capuchinhosmg
No items found.

Posts relacionados

InFormação