O Espaço Frater

É um ambiente físico e virtual onde possibilitamos a criação de uma rede de troca de experiências no processo de ensino-aprendizagem. A prática cultural é a base de encontro de todas as atividades que são exercidas como por exemplo o teatro, a dança, a música, cursos online e aulas presenciais de franciscanismo e teologia pastoral; práticas esportivas, auxílio a pessoas carentes e o que mais for necessário de acordo com a realidade onde o projeto é desenvolvido.

O Espaço Frater não tem fins lucrativos, dependendo assim do trabalho voluntário de seus colaboradores. Nossa intenção é a promoção de uma educação cultural gratuita; promoção de assistência social; promoção do voluntariado colaborando na ampliação de uma cultura não excludente. Esse espaço também é uma Loja de Artigos Religiosos, Adega e Café.

FRaternidade
Artes
Tecnologia
Espiritualidade
Religiosidade

Somos Frater pois aqui é o lugar onde os detalhes da nossa vida religiosa de franciscanos capuchinhos se encontram com os corações daqueles que querem nos conhecer melhor; proporcionando uma rede de comunicação e de troca de experiências. Ser FRATER é acreditar num mundo mais FRaterno. Ser FRATER é fazer da vida uma obra de Arte, usando também da Tecnologia para espalhar um estilo de vida que agregue. Ser FRATER é colaborar na construção de uma sociedade sem preconceitos, vivendo uma Espiritualidade que seja uma conexão sincera entre o humano e Deus, num movimento de oração afetiva². Ser FRATER é espalhar o amor. É fazer da Religiosidade um itinerário de amadurecimento humano, onde a fé não exclui, mas se torna um impulso para a vivência sadia e empática com o tudo aquilo que nos envolve. Ser FRATER é promover a PAZ E o BEM!

Prosas com Cappuccino?

O Prosas com Cappuccino é uma roda de conversa mediada por profissionais sobre algum tema relevante para sociedade, num ambiente de confiança e fraternidade, além de música e um delicioso cappuccino. O nome foi escolhido numa forma de enfatizar o caráter de diálogo do evento e para sinalizar a presença dos franciscanos CAPUCHINHOS e o momento de recreação com quitandas e o café CAPPUCCINO.

O nome “Cappuccino” foi traduzido no português para CAPUCHINHO e significa capuz pequeno. Trata-se do capuz que os frades usam em seu hábito religioso (roupa marrom).

A primeira edição desse evento aconteceu no dia 29 de setembro de 2018 na fraternidade dos Franciscanos Capuchinhos em Juatuba-MG. Desde então, essa roda de conversa vem acontecendo de forma a proporcionar um ambiente de escuta, partilha e troca de experiências. Em 2020 esse evento também passou a acontecer no formato “ao vivo” em nossas redes sociais. @espacofrater.

E o café Cappuccino?

Em 1631 nascia Carlos Domingos Cristofori, na Itália. No ano de 1649, Carlos ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e recebeu o nome de frei Marco de Aviano. Frei Marco era conhecido pelas suas pregações, tinha fama de taumaturgo e teve um papel peculiar na tentativa de impedir a invasão Islâmica na Europa no século XVII. A invasão realmente foi impedida em 1683, quando a “Liga Santa” combateu os Turcos. Durante a recuada, diversas sacas de café ficaram pelo caminho.
Sendo um café muito forte e amargo, frei Marco teve a ideia de acrescentar leite e mel ao café, que ficou do agrado de muitos. Essa mistura recebeu o nome de “cappuccino” em homenagem ao frei capuchinho, Marco de Aviano.

Temos uma Loja!

A Loja Física do Espaço Frater fica na Portaria do Convento da Pompeia em Belo Horizonte - MG. Além dos objetos religiosos você também encontra Livris, CDs, Mel e diversos rótulos de Vinhos fabricados pelos Franciscanos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. A Cave dos Frades dispõe de uma imensa variedade de vinhos e temos a alegria de disponibiliza-los em nossa loja. Para conhecer a nossa loja virtual basta clicar aqui.

Saiba mais em: www.espacofrater.com.br

Ou clique AQUI

No items found.

Posts relacionados

InFormação