Actus beati Francisci et sociorum eius - Capítulo 10

Nenhum sub-capítulo encontrado

Como Frei Masseu investigou a humildade de São Francisco.

1 São Francisco morava no lugar da Porciúncula com Frei Masseu, homem muito santo, que se destacava pela graça da palavra de Deus e por uma grande devoção e, por isso, era muito amado pelo santo. 2 Certo dia, quando São Francisco voltou do bosque onde estivera para orar e já estava na saída do mato, Frei Masseu foi ao seu encontro, querendo experimentar até onde ia sua humildade, e disse: “Por que a ti? Por que a ti? Por que a ti?”. São Francisco perguntou: “O que Frei Masseu disse?”.

3 “Por que parece que todo mundo vem atrás de ti? (cfr. Jo 12,19), todos querem te ver, te ouvir, obedecer a ti?  Tu não és um homem bonito; não tens grande ciência ou sabedoria; não és nobre! Então, por que todo mundo vem a ti?”.

4 Ouvindo isso, o bem-aventurado Francisco, todo divertido em espírito, voltou o rosto para o céu, ficou por muito tempo com a mente dirigida a Deus. Quando voltou a si, ajoelhando-se, louvando e agradecendo a Deus, em grande fervor de espírito voltou-se para Frei Masseu e disse:

5 “Queres saber por que a mim? Queres saber, e saber bem por que a mim, por que todo mundo vem a mim? Devo isso àqueles olhos santíssimos de Deus, que em toda parte contemplam bons e maus. 6 Pois aqueles bem-aventurados e santíssimos olhos não viram, entre os maus, um grande pecador mais vil e insensato do que eu. 7 Por isso, como não viu na terra criatura mais vil do que, me escolheu: porque Deus escolheu as coisas estultas do mundo para confundir os sábios, para realizar essa obra maravilhosa que pretende fazer na terra, 8 e Deus escolheu as coisas mais ignóbeis, desprezíveis e fracas do mundo para confundir (1Cor 1,27-28) os nobres, magnatas e fortes; para que a sublimidade da virtude venha de Deus, não na criatura; 9 para que carne nenhuma se glorie diante dele, mas quem se gloria, que se glorie no Senhor (1Cor 1,29), para que se dê eternamente só a Deus honra e glória” (1Tm 1,17)”.

10 Então Frei Masseu, diante de tão humilde resposta, apresentada com tanto fervor, ficou estupefato e soube de verdade que o santo pai estava fundamentado na verdadeira humildade, era um discípulo verdadeiro do Cristo humilde. Amém.