Actus beati Francisci et sociorum eius - Capítulo 12

Nenhum sub-capítulo encontrado

Como Frei Masseu foi provado por São Francisco.

1 Para que os numerosos dons do Altíssimo crescessem cada vez mais na virtude, o bem-aventurado Francisco quis humilhar Frei Masseu. 2 Quando o santo pai estava em um lugar solitário com aqueles seus primeiros companheiros verdadeiramente santos, entre os quais morava Frei Masseu, reunindo todos, São Francisco disse:

3 “Ó Frei Masseu, todos estes teus companheiros têm a graça de contemplar e de orar; tu, em vez, tens a graça da palavra de Deus para satisfazer as pessoas. 4 Por isso que quero que cuides da porta, da esmola e da cozinha, para que eles possam se entregar à contemplação e à oração. 5 Quando os outros frades estiverem comendo, tu comerás lá fora na frente da porta, de maneira que, antes que as pessoas que chegarem possam bater à porta, tu os contentes com algumas boas palavras, de modo que não precise sair mais ninguém além de ti. E faz isso pelo mérito da santa obediência salutar. 6 Ele, inclinando a cabeça e tirando o capuz, obedeceu imediatamente e, por muitos dias, cuidou da porta, da esmola e da cozinha. 7 Mas seus companheiros, que eram homens iluminados por Deus, começaram a sentir um grande conflito no coração, porque Frei Masseu era um homem de grande perfeição e oração, como eles e até mais, e lhe tinha sido imposto todo aquele peso do lugar.

8 Por isso pediram cordialmente ao santo pai que se dignasse distribuir aqueles ofícios entre eles, pois suas consciências não podiam suportar de maneira alguma que o referido irmão fosse submetido a tantas cargas. 9 Pois, além disso, sentiam-se crus na oração e dissipados na consciência se Frei Masseu não fosse liberado dos encargos.

10 Quando ouviu isso, o bem-aventurado Francisco concordou com os seus caridosos conselhos e, chamando frei Masseu, disse: “Frei Masseu, estes teus companheiros querem uma parte dos ofícios de que te encarreguei: por isso, quero que eles sejam divididos”. 11 Ele respondeu com humildade e paciência: “Pai, quer me imponhais uma parte ou tudo, acho que tudo foi feito por Deus”.

12 Então São Francisco, vendo a caridade deles e a humildade de Frei Masseu, fez uma pregação admirável sobre santíssima humildade, dizendo que deviam ser tanto mais humildes quanto maiores fossem os dons dados pelo Altíssimo, porque sem a humildade nenhuma virtude é aceitável diante de Deus.

13 Dito isso, distribuiu os encargos com caridade e abençoou a todos com o gozo do Espírito Santo.

Para o louvor de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.