Actus beati Francisci et sociorum eius - Capítulo 67

Nenhum sub-capítulo encontrado

Como nasceram três lírios quando Frei Egídio disse: Virgem antes do parto, Virgem no parto, Virgem de­pois do parto.

1 No tempo em que Frei Egídio vivia, houve um grande mes­tre da Ordem dos Pregadores que por muitos anos sofreu uma dúvida muito grande a respeito da virgindade da Mãe do Cristo bendito, pois lhe parecia impossível que fosse mãe e tam­bém virgem. 2 Entretanto, como verdadeiramente fiel, doía-se dessa sua dúvida e desejava ser libertado dela por algum homem iluminado. Por isso, quando ouviu que Frei Egídio era muito iluminado por Deus, de modo que frequen­temente era arrebatado em êxtase, determinou em seu coração di­rigir-se a ele, confiando firmemente ser libertado da dita dúvida por esse homem divino.

3 Portanto, quando foi ter com ele, Frei Egídio, pressentin­do em espírito a chegada, o propósito e a luta dele, antes que ele lhe dissesse qualquer coisa, foi ao seu encontro com o bastão na mão e, batendo no chão, disse: “Ó Frade Pregador, Virgem antes do parto!” 4 E imediatamente onde bateu com o bas­tão nasceu um belíssimo lírio. E batendo no chão pela segunda vez, disse: “O Frade Pregador, Virgem no parto!” E nasceu outro. 5 E batendo igualmente pela terceira vez, disse: “Ó Frade Pre­gador, Virgem depois do parto!” E prontamente nasceu ali o ter­ceiro lírio. E, feito isto, retirou-se.

6 E aquele frade pregador foi imediatamente libertado da tentação, tendo visto tão estupendo e novo milagre; e quando ficou sabendo que aquele era Frei Egídio, passou a ter tanta devoção para com ele que exaltava de maneira maravilhosa tanto a ele quanto a Ordem.

Para o louvor e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo,que é bendito pelos séculos. Amém (cf. Rm 1,25).