Actus beati Francisci et sociorum eius - Capítulo 50

Nenhum sub-capítulo encontrado

Como foi dada uma resposta divina a Frei João que orava por um irmão; e também lhe apareceu São Lourenço

1 O referido Frei João, a pedido de Frei Tiago de Fallero­ne que rogasse a Deus a respeito de um escrúpulo de consciência que muito o afligia sobre certas coisas que se referiam ao oficio sacerdotal, obteve do Senhor a resposta antes da festa de São Lourenço, como ele mesmo lhe relatou. 2 Contou que o Senhor lhe disse: “Ele é sacerdote segundo a ordem (cf. Sl 109,4) de Deus”. Como a consciência ainda o aguilhoava, pe­diu-lhe de novo que rogasse a Deus a respeito disto.

3 Então, estando ele a vigiar e orar fielmente ao Senhor na noite da vigília de São Lourenço para que, pelos méritos de São Lourenço tivesse certeza sobre o escrúpulo, apareceu-lhe São Lourenço enquanto vigiava e orava, vestido de branco como um levita, 4 e lhe disse: “Eu sou o levita Lourenço, e aquele pelo qual rogas é sacerdote segundo a disposição divina”. E desde então foi certificado e muito consolado da dúvida que tinha.

5 Novamente, quando os frades cantavam de tarde a Salve Regina, São Lourenço apareceu a Frei João em forma de adolescente, vestido de dalmática vermelha e carregando uma grade de ferro, dizendo-lhe: 6 “Esta pequena grade me gratificou no céu, e a queimadura das brasas deu-me a plenitude da doçura de Deus”. E acrescentou: “Se queres ter a glória e a doçura de Deus, suporta com paciência a paixão e a amargura do mundo”.

7 E São Lourenço esteve com ele, assim de maneira visível, enquanto era cantada a antífona. Os frades foram descansar e ele ficou no coro com São Lourenço. 8 Este, certificando-o e consolando-o, deixou-o em tanto amor e doçura divina que nada dormiu por toda a noite da festa, mas passou-a toda em admirável consolação.

9 O mesmo Frei João, ao celebrar uma vez a missa com muita devoção, consagrada a hóstia, desapareceu totalmente diante dele a forma de pão e, num piscar de olhos, aí apareceu o Cristo com belíssima barba e vestido de ver­melho. 10 Ele lhe deu tanta consolação de doçura que; se não fosse o fato de ter-lhe restado o intelecto, teria sido arrebatado em êxta­se. 11 E na mesma visão ficou certo de que, por causa daquela missa, Deus fora aplacado para todo o mundo, e mais ainda para os que ele recomendara.

Para o louvor de Cristo. Amém.