Actus beati Francisci et sociorum eius - Capítulo 6

Nenhum sub-capítulo encontrado

O maravilhoso jejum quaresmal de São Francisco

1 O tão verdadeiro servo de Deus, Francisco, foi, em algumas coisas, como um outro Cristo dado ao mundo, porque Deus Pai fez esse homem tão feliz ser conforme ao seu Filho. 2 Foi isso que apareceu no sagrado ambiente de seus santos companheiros, no mistério admirável dos estigmas da cruz, e no jejum contínuo da santa quaresma.

3 Como ele estava no território de Perusa, perto do lago, foi hospedado num dia de carnaval por um homem que tinha devoção por ele. São Francisco rogou-lhe, por amor de Cristo, que o levasse de noite, isto é, antes do dia das Cinzas, para que ninguém percebesse, para uma ilha do lago em que nenhuma pessoa morava. 4 O hospedeiro, pela grande devoção que tinha para com ele, fez isso com todo cuidado. Por isso, levantou-se de noite, preparou uma barca e, no dia das Cinzas, levou São Francisco para a ilha suspirada. 5 São Francisco não levou nada para comer, a não ser dois pãezinhos.

6 Quando desembarcou na ilha, rogou ao seu portador que não contasse nada a ninguém e que não o procurasse a não ser na Quinta-Feira santa. 7 O portador foi embora da ilha e São Francisco ficou sozinho. Como não havia nenhuma casa onde pudesse reclinar a cabeça, entrou numa moita fechada, onde os espinheiros tinham formado uma espécie de abrigo. 8 Aí ficou imóvel durante toda a quaresma, sem comer nem beber nada.

9 Na Quinta-feira santa, o hospedeiro foi procurá-lo, como tinha dito. E descobriu que dos dois pãezinhos, a não ser a metade de um, nada mais tinha sido tocado. 10 Acredita-se que São Francisco tocou essa metade para deixar a glória do jejum de quarenta dias para o Cristo bendito, expelindo o veneno da vanglória com aquele pouquinho de pão. De modo que, a exemplo de Cristo jejuou quarenta dias e quarenta noites (cfr. Mt 4,2).

11 No lugar em que São Francisco celebrou tão admirável penitência, foram feitos muitos milagres por seus méritos. Por todos eles, as pessoas começaram a construir casas na ilha e, pouco tempo depois, surgiu uma aldeia grande e boa, e também um lugar dos frades chamado “na Ilha”. 12 As pessoas da aldeia ainda demonstram uma grande reverência ao lugar onde São Francisco celebrou aquela quaresma.

Para o louvor do Senhor Jesus Cristo, que é bendito pelos séculos. Amém.