Actus beati Francisci et sociorum eius - Capítulo 63

Nenhum sub-capítulo encontrado

Como Frei Pedro e Frei Conrado foram duas estrelas muito brilhantes.

1 Frei Pedro de Monticello, venerável sacerdote de Deus, e Frei Conrado de Offida, de vida admirável diante de Deus e dos homens, estes dois, como duas estrelas brilhantes muito da província das Marcas, homens celestes e anjos terrestres; no perío­do em que moravam juntos na custódia de Ancona, talvez no lugar de Forano, que muito lhes agradava, devido ao grande amor com o qual juntos se uniam pela ação do Espírito Santo, de modo que pareciam como que uma única alma, ligaram-se mu­tuamente fazendo um pacto de que qualquer consolação que a misericór­dia de Deus concedesse a um deles, na caridade de Deus, ele a revelaria ao outro.

2 E, firmado esse pacto, quando num certo dia Frei Pedro me­ditava mui devotamente sobre a paixão de Cristo e como sua beatís­sima Mãe e João, o discípulo amado, estavam concrucifica­dos com ele e, além disso, o nosso bem-aventurado pai Francisco estava de pé crucificado com o Crucificado, desejava com devota curiosidade saber qual deles mais sofreu: se a Mãe que o gerara, se o discípulo dileto que dormira sobre o peito dele, se o devotís­simo Francisco que fora crucificado com o Crucificado.

3 E enquanto estava nessa santa e devota meditação com muitas lágrimas, apareceram a Bem-aventurada Mãe de Deus; a Virgem Maria, São João Evangelista e nosso bem-aventurado pai Francisco, vestidos com preclaras vestes da bem-aventurada glória; mas o bem-aventurado Francisco parecia vestido com roupa mais preclara do que São João.

4 E, quando estavam diante de Frei Pedro, que estava com intenso medo, o bem-aventurado João, confortando-o, disse: “Não temas, caríssimo irmão no Se­nhor, porque eis que viemos para te consolar e para esclarecer sobre a tua dúvida. 5 Saibas, portanto, que, embora a Mãe e eu nos condoemos mais do que todos com a paixão de Cristo; o bem-aventurado Francisco, depois de nós, condoeu-se mais do que todos; por isso, o vês em tanta glória”. .

6 Respondeu Frei Pedro: “Santíssimo apóstolo de Cristo, e por que a roupa do bem-aventurado Francisco parece mais glorio­sa do que a tua?” Respondeu São João: “Porque, quando ele esta­va no mundo, por amor de Cristo usou roupas mais desprezíveis do que eu”. 7 E, tendo dito isso, João mostrou a Frei Pedro uma veste gloriosa que trazia nas mãos, dizendo: “Recebe esta veste, porque eu a trouxe para te oferecer”.

8 E quando queria vestir Frei Pedro com aquela roupa, Frei Pe­dro, estupefato e caindo de admiração — pois via estas coisas não dormindo, mas acordado —, começou a gritar: “Frei Conrado, Frei Conrado caríssimo, corre, vem socorrer e vê as maravilhas!” No meio dessas palavras santas, a visão desapareceu. 9 E depois disto, veio o santo Conrado, a quem ele narrou tudo por ordem; consolados juntos por isso, renderam graças a Deus.

Para o louvor e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.