Actus beati Francisci et sociorum eius - Capítulo 5

Nenhum sub-capítulo encontrado

A graciosa morte de Frei Bernardo

 

 

1 Frei Bernardo erade tanta santidade que São Francisco, enquanto viveu, venerava-o com grandeafeto, recomendava-o falando muitas vezes dele e, na sua ausência, exaltava-ocom muitos elogios. 2 Aconteceu, porém, que num dia em que São Francisco estavapersistindo devotamente na oração, foi-lhe revelado que Frei Bernardo, porpermissão de Deus, estava sendo assaltado por numerosos demônios muitoespertos.

3 Como São Franciscoficou pensando compassivamente nessas coisas a respeito de um filho tão amado,orou em lágrimas por muitos dias, recomendando Frei Bernardo ao Senhor JesusCristo, para que se dignasse dar-lhe a vitória sobre tantas insídias. 4 EnquantoSão Francisco estava rezando assim, vigilante, zeloso e atento, foi-lhe dadauma resposta divina: “Francisco, não temas, porque todas as tentações queatacam Frei Bernardo foram-lhe dadas para exercitá-lo e coroá-lo. 5 No fim detodos os assaltos, vai ter a palma da vitória com alegria”.

6 Com essa resposta,São Francisco teve uma enorme alegria (cfr. Mt 2,10), dando muitas graças anosso Senhor Jesus Cristo. A partir daí, nunca mais duvidou disso e nem tinhamedo, 7 mas se afeiçoava a ele com uma alegria cada vez maior e com um afeto cadavez mais amplo. E demonstrou esse afeto não só durante a vida como também nahora da morte.

8 Por isso, na mortedo bem-aventurado Francisco, como o patriarca Jacó, estando os filhos presentese chorando devotamente pelo afastamento de um pai tão amável, São Franciscodisse: “Onde está meu primogênito (cfr. Gn 49,3)? Vem, filho, para que, antesde morrer, minha alma te abençoe” (cfr. Gn 27,4)”.

9 Então FreiBernardo disse em segredo a Frei Elias, que era então Vigário da Ordem: “Pai,vai para a direita do santo, para que te abençoe”. 10 Mas, quando Frei Elias sepôs à direita dele e São Francisco, que estava ficando cego por causa daslágrimas, colocou a mão direita sobre a cabeça de Frei Elias, disse: “Esta nãoé a cabeça de meu primogênito Frei Bernardo”.

11 Então FreiBernardo foi para a esquerda dele. Mas São Francisco, cruzando os braços, mudoua mão e pôs a esquerda sobre a cabeça de Frei Elias e a direita sobre a cabeçade Frei Bernardo, dizendo a Frei Bernardo: 12 Que te abençoe o Pai de nossoSenhor Jesus Cristo, com toda bênção espiritual nos céus em Cristo (cfr. Ef1,3). 13 Como o primeiro, foste escolhido nesta Ordem para dar um exemploevangélico, para imitar Cristo na pobreza evangélica porque não só oferecesteliberalmente o que era teu e, por amor de Cristo, distribuíste tudo, mas tambémofereceste a ti mesmo para o odor de um sacrifício de suavidade (cfr. Lc 2,9).

14 Abençoado sejas,pois, pelo Senhor Jesus Cristo e por mim, pobrezinho servo dele, com as bênçãoseternas, quando entrares e quando saíres, acordado e dormindo, vivendo emorrendo. 15 Quem te abençoar fique repleto de bênçãos e quem te amaldiçoar nãoficará imune. Sê o senhor de teus irmãos (Gn 27,29) e submetam-se todos ao teucomando. 16 Os que quiseres receber nesta Ordem, sejam recebidos, E os quequiseres demitir, sejam demitidos. Nenhum frade tenha poder sobre ti. E quepossas ir ou permanecer onde quiseres”.

17 Quando esse filhoabençoado chegou perto da morte, como os frades veneravam-no com afeto paterno,reuniram-se ao redor dele de diversas partes. 18 Entre eles estava aquelehierárquico e divino Frei Egídio que, quando viu Frei Bernardo, disse com enormealegria: “Corações para o alto, Frei Bernardo, corações para o alto!”. 19 FreiBernardo, porém, disse em segredo a um dos frades que preparasse um lugaradequado para a contemplação, em que Frei Egídio pudesse contemplar as coisasdo céu.

20 E quando FreiBernardo chegou à hora extrema de migrar, fez com que o erguessem e disse aosfrades que estavam ao redor: “Irmãos caríssimos, não quero dizer-vos muitaspalavras, mas deveis considerar que o estado que eu tive, é o que tendes, e oque eu tenho vós também tereis. 21 Isto encontro na minha alma: por mil mundosiguais a este não queria deixar de ter servido a nosso Senhor Jesus Cristo; eme acuso de toda ofensa que fiz ao meu Salvador, o Senhor Jesus Cristo, e avós. Rogo-vos meus irmãos caríssimos, que vos ameis uns aos outros (cfr. Jo13,34)”.

22 Depois dessaspalavras, e de outras salutares exortações, tendo deitado, seu rosto tornou-semuito esplêndido e alegre, para admiração de todos os presentes. 23 E, nessaalegria, sua alma feliz passou para as alegrias dos bem-aventurados com avitória que Cristo já lhe prometera.

Para louvor e glóriado Senhor.