Actus beati Francisci et sociorum eius - Capítulo 36

Nenhum sub-capítulo encontrado

Como Frei Rufino viu e tocou a chaga do lado de São Francisco.

1 Nosso bem-aventurado pai Francisco escondia tão diligentemente de todos aquelas santíssimas chagas que Cristo, Filho de Deus, lhe imprimira milagrosamente nas mãos, nos pés e no lado, que mal pôde alguém vê-las bem enquanto o santo viveu. 2 Pois daí em diante andou sempre com os pés calçados, e das mãos só apareciam para os companheiros as pontas dos dedos, tanto ele escondia as mãos com as mangas, lembrando aquilo que foi dito pelo anjo ao santo Tobias: é bom esconder o segredo do rei (Tb 12,7).

3 Enquanto viveu, escondeu sempre principalmente a chaga do lado, de modo que, com exceção de Frei Rufino que, por um piedoso artifício, mereceu vê-la, ninguém mais conseguiu vê-la, enquanto ele viveu.

4 Em primeiro lugar porque, algumas vezes, devendo lavar as calças do santo pai, descobria que estavam ensanguentadas do lado direito. Por isso, percebia com certeza que aquilo era o sangue que corria da chaga do lado direito. 5 Mas São Francisco repreendia Frei Rufino quando via que desdobrava aquelas calças para ver o referido sinal.

6 Em segundo lugar, Frei Rufino, para se certificar disso, numa vez em que estava massageando o santo pai, enfiou o dedo na própria chaga. São Francisco, fortemente angustiado por causa disso, deu um grande grito, dizendo: “Que Deus te perdoe, frei Rufino! Por que quiseste fazer isso?”.

7 Em terceiro lugar, querendo o mesmo frade ver aquela venerável chaga com os olhos do corpo, disse a São Francisco, com certa cautela caridosa: “Pai, eu te rogo que me dês a maior consolação: que me dês a tua túnica e recebas a minha com caridade paterna”. 8 Frei Rufino fez isso para ver com olhos a chaga que já tocara com as mãos, quando São Francisco se despisse. E assim foi feito.

9 São Francisco, concordando com a caridade de Frei Rufino, despiu a sua túnica e recebeu a dele. E, como só tinha aquela, quando a tirou não pôde esconder-se sem que Frei Rufino olhasse cuidadosamente a chaga. 10 Desse modo, aquela chaga do santo foi confirmada plenamente pelos três testemunhos.

Para o louvor e glória de n. Senhor Jesus Cristo. Amém.