Actus beati Francisci et sociorum eius - Capítulo 42

Nenhum sub-capítulo encontrado

Como Santa Clara imprimiu milagrosamente a cruz nos pães.

1 Santa Clara, discípula devotíssima da cruz e plantinha preciosa do bem-aventurado Francisco, era de tão grande santidade que não só bispos e cardeais mas também o sumo pontífice desejava vê-la e ouvi-la com o maior afeto, e visitava-a pessoalmente muitas vezes.

2 De fato, uma vez o papa foi ao mosteiro de Santa Clara para ouvir dela, que era um sacrário do Espírito Santo, palavras celestes e divinas. 3 Enquanto os dois estavam tratando longamente sobre a salvação da alma e o louvor divino, Santa Clara mandou preparar pães para as Irmãs em todas as mesas, desejando reservar aqueles pães, abençoados pelo vigário de Cristo. 4 Por isso, quando acabou o colóquio santíssimo, Santa Clara ajoelhou-se com a maior reverência e rogou ao sumo pontífice que se dignasse abençoar os pães colocados nas mesas. Mas o Papa respondeu: “Irmã Clara, fidelíssima, eu quero que tu abençoes estes pães e faças sobre eles a cruz de Cristo bendito, a quem te ofereceste inteira em um íntimo sacrifício”.

5 Ela respondeu: “Santíssimo pai, poupa-me, pois nisso eu deveria ser muito repreendida se eu, vil mulherzinha, ousasse dar essa bênção na frente do vigário de Cristo”.

6 O papa retrucou: “Para que isso não seja tomado como ousadia mas, antes, que o tenhas como um mérito, eu te mando pela santa obediência que faças um sinal da cruz e abençoes estes pães em nome do Senhor”. 7 Ela, como verdadeira filha da obediência (cfr. 1Pd 1,14), fez uma cruz sobre os pães e os abençoou com a maior devoção. Foi certamente uma maravilha, porque na mesma hora apareceu um belíssimo sinal da cruz em todos os pães!

8 Muitos deles foram comidos com a maior devoção, e muitos foram guardados para depois, por causa do milagre. E o papa, muitíssimo admirado pela cruz virtuosa feita pela esposa de Cristo, primeiro deu graças a Deus e depois abençoou consoladoramente a bem-aventurada Clara.

9 Moravam nesse mosteiro a Irmã Hortolana, mãe de Santa Clara, e a Irmã Inês, sua irmã, todas cheias do Espírito Santo, com muitas outras santas monjas e esposas de Cristo, a quem São Francisco mandava muitos doentes, às vezes a uma, às vezes a outra, para que fizessem sobre eles o sinal da cruz.

10 E, em virtude da cruz de Cristo, a quem elas honravam de todo coração, todos os que eram assinalados conseguiam o remédio da saúde.

Para o louvor e glória de nosso Senhor Jesus Cristo,que é bendito pelos séculos. Amém. (cfr. Rm 1,25).